sábado, 30 de julho de 2011

Livros considerados heréticos pela Igreja





Em 1962, o Papa João XXIII, no Concílio Vaticano Segundo, aboliu o “Librorum Prohibitorum ou Index Expurgatorius” (“algumas literaturas dizem que foi abolida pelo Papa Paulo VI”), que significa "Índice dos Livros Proibidos" ou "Lista dos Livros Proibidos". Sua criação ocorreu no V Concílio de Latrão em 1515, confirmada no Concílio de Trento em 1546, com a primeira edição no ano de 1557, seguidas de mais 41 edições.
     Essas listas consistiam em obras de cientistas, filósofos, enciclopedistas, romancistas ou poetas, que a Igreja declarava serem “obras perniciosas” que contradiziam a história e os dogmas da igreja, e que poderiam levar a corrupção de seus fiéis.

Algumas das obras contidas no Index:


Outros Autores Proibidos:
     Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, Nicolau Maquiavel, Erasmo de Roterdã, Baruch de Espinosa, Immanuel Kant, Emile Zola, Jean-Paul Sartre, Francis Bacon, Henri Bergson, etc..


Fonte: Mitologias e Mistérios




terça-feira, 26 de julho de 2011

Diário de um torturador de bruxas na Idade Média ( Parte III)





30 de Outubro.
Depois de realizada a tarefa, eu precisava receber os meus ganhos, que totalizavam 100 shillings. O Magistrado se recusou a pagar-me devido ao fato de que fui incapaz de achar nenhuma marca no corpo daquela pobre garota. Soube que, pelas costas, ele me acusou de ter sido relapso. NEMO ME IMPUNE LACESSIT (ninguém me ataca impunemente!). Na tentativa de infundir-lhe o terror da denúncia, informei-o que o meu superior iria entrar em contato com o seu superior para que resolvêssemos tal pendenga de maneira civilizada.

Como o Magistrado era deveras um homem culto, terminei a minha prediga com a esta máxima latina: IUCUNDA MACULA EST EX INIMICI SANGUINE (o sangue do inimigo não passa de uma mancha agradável aos olhos). Quando o Magistrado percebeu que eu não desistiria dos meus honorários, ordenou a um servo que me entregasse 150 shillings e uma garrafa com o seu vinho mais fino, para compensar os meus aborrecimentos. Dei-me por satisfeito com o pagamento, mesmo depois dele ter feito de tudo para manchar o meu nome. Informei ao servo que o pagamento estava quitado e mandei os meus cumprimentos ao seu Mestre. Penso que agora é hora de retornar a Lodres e usufruir a companhia de um jovem rapaz, claro, pagando uma ninharia.

Parte do texto referente ao diário traduzido de: Diary of a Witch Pricker.

*Quando uma linda mulher despertava o desejo sexual nos seus algozes, dizia-se que o próprio Satanás, inquilino daquele corpo, induzira-os a tal ato, o que de certa forma os absolvia do pecado.



Fonte: Paedia

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CIA revela os segredos dos seus espiões.

A CIA abriu, no ano passado, um arquivo com mais de 1 milhão de documentos até então considerados confidenciais que revelam técnicas utilizadas por seus agentes. Seis desses papéis ensinam como produzir a famosa tinta invisível, conhecida desde a Antiguidade.

Uma das substâncias utilizadas no preparo da substância era o suco de limão, que aparece quando o papel é aquecido.

_________________________

Ópera Nabucco é exibida na íntegra no Theatro Municipal.

Quatorze anos após sua última apresentação na casa, a ópera Nabucco, do compositor italiano Giuseppe Verdi, retorna ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para uma série de cinco apresentações, a partir de quinta-feira (21).

A nova montagem, que tem na direção André Heller-Lopes, apresenta pela primeira vez no Brasil a partitura integral da obra, sem os cortes habitualmente feitos nas partes mais difíceis de execução. A produção envolve 400 profissionais e também pela primeira vez o elenco será inteiramente brasileiro.


_____________________


sábado, 23 de julho de 2011

Hinos homéricos

Edição bilíngue dos Hinos homéricos traz a tona toda a riqueza da cultura da Grécia Antiga

Os estudiosos sobre a cultura grega têm agora a seu alcance a mais completa edição bilíngue dos Hinos homéricos de que sem notícia nas línguas portuguesa e grega. A coleção de 33 poemas dedicados a 22 divindades gregas, organizada por Wilson Alves Ribeiro Jr., destina-se àqueles que se interessam pela mitologia, religião, língua, literatura e antropologia da Grécia Antiga. Lançado pela Editora Unesp, o livro envereda também nas discussões mais atuais acerca das origens das obras, atribuídas a Homero, mas relacionadas à cultura oral da época. Segundo o organizador, "o leitor logo notará que os hinos não contam apenas boas histórias: contam histórias sagradas, relatam costumes antigos e expõem mitos de diversas origens, quase sempre evoluções e desenvolvimentos de temas fundamentais da natureza humana, arraigados no inconsciente coletivo".

O livro traz, lado a lado, o poema na versão original, em grego, e sua tradução. Os capítulos são divididos por divindade, e cada um deles é finalizado com um compêndio sobre o texto e o deus por ele homenageado. Segundo pesquisas recentes esses poemas anônimos eram declamados pelos rapsodos (declamadores/cantores profissionais) em festivais públicos promovidos regularmente pelas cidades gregas e eram utilizados não apenas como uma forma de homenagear esses deuses, mas também como um reforço da identidade coletiva.

Àqueles interessados nos aspectos históricos, a obra traz ainda dois mapas que representam o antigo Mediterrâneo Oriental, a Grécia Antiga e o mundo egeu, além das diversas imagens de artefatos que representam as divindades. Presentes em cada capítulo, as ilustrações ajudam o leitor a imaginar o mundo no qual esses poemas nasceram. Há, ainda, duas páginas dedicadas ao alfabeto grego, com sua pronúncia e transliteração para o português.

Sobre o organizador - Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, com Residência Médica no Hospital das Clínicas da mesma faculdade. Atua como médico e tem também experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas. É membro do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo" da USP. Pesquisa língua e literatura grega, teatro grego, Eurípides, mitologia grega, medicina antiga e Hipócrates. Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.

Título: Hinos homéricos
Organizador: Wilson Alves Ribeiro Jr.
Número de páginas: 574
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 79
ISBN: 978-85-393-0058-7


Fonte: Revista Leituras da História

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Submarino Nazista encontrado no litoral do Brasil



A família Schurmann anunciou ter encontrado os destroços de um submarino nazista que foi abatido pelas forças aliadas no litoral de Santa Catarina durante a 2ª Guerra Mundial. A descoberta foi anunciada na noite de quinta-feira (14), após dois anos de busca. A família Schurmann está a o bordo do veleiro Aysso, comandado pelo capitão Vilfredo Schurmann.

O submarino, de prefixo U-Boat-513, foi localizado por meio de aparelhos especiais que detectam a presença de metais. Segundo nota dos Schurmann, o submarino está a cerca de 75 metros de profundidade nas proximidades de São Francisco do Sul (SC).

A embarcação foi abatida por um hidroavião americano que decolou de Florianópolis no dia 19 de julho de 1943. Dos 46 tripulantes, sete sobreviveram, incluindo o capitão, e foram resgatados por um navio da Marinha dos Estados Unidos, onde foram feitos prisioneiros. Antes de ser encontrado, o submarino afundou três navios mercantes na costa brasileira, um americano, um sueco e um brasileiro; e atacou duas embarcações de guerra dos americanos.

O capitão era Friedrich Fritz Guggenberger, condecorado por Hitler com a Cruz de Ferro por ter abatido um porta-aviões do Reino Unido. O submarino era conhecido como Lobo Solitário.



fonte: Jornal Agora

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Matemático chinês pode ser beatificado


Igreja Católica anuncia que cientista que viveu na época da dinastia Ming pode ficar a poucos passos de se tornar um santo
por Graziella Beting

O cientista Paulo Xu Guangqi

Na mesma semana em que a Igreja Católica anunciou a beatificação do antigo papa João Paulo II, outra notícia de processo semelhante veio da diocese de Xangai. Um dos principais cientistas da China do século XVII, Paulo Xu Guangqi (1561-1633), também será considerado beato pela Santa Sé – o primeiro passo antes de se tornar santo. Nascido em Xangai, Xu Guangqi tornou-se um dos principais cientistas do final da dinastia Ming (1368-1644) e é considerado o introdutor da matemática ocidental na China. Em 1600, ele conheceu o jesuíta Matteo Ricci, missionário que vinha da Itália, e se tornou seu discípulo. Xu Guangqi traduziu diversas obras científicas ocidentais para o mandarim, como os Elementos, de Euclides, e até hoje os estudantes usam seu livro de geometria na escola. A beatificação do cientista chinês, considerado um herói nacional, também está sendo vista como uma tentativa de aproximação do Vaticano em relação ao governo chinês, com quem mantém relações tensas.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Língua de 4000 anos volta a ser falada

O som de uma das línguas da antiga Mesopotâmia pode ser ouvido pela primeira vez em 2000 anos. Estudiosos da Universidade de Cambridge disponibilizaram na internet gravações de leituras de poemas escritos em acadiano, idioma usado por habitantes da Babilônia e da Assíria mais de um milênio antes do início da era cristã e que, segundo estimativas, desde o ano 500 a.C. deixou de ser falado.





Os documentos transcritos pelos especialistas – em geral tabletes de barro com inscrições em escrita cuneiforme – vão de trechos do famoso Código de Hammurabi, um dos primeiros sistemas de leis do mundo, a hinos compostos pelo soberano Ammi-Ditana à deusa Ishtar, cultuada entre os antigos babilônios. Os textos foram encontrados ao longo de décadas em escavações no Iraque, na Síria, na Turquia e no Irã.

Os estudiosos conseguiram desvendar parte dos fonemas acadianos comparando as inscrições mesopotâmicas com alguns documentos escritos em idiomas mais familiares para os linguistas, como o grego, o aramaico ou o hebraico. As semelhanças entre certos símbolos e letras permitiram aos pesquisadores deduzir parcialmente como esses poemas eram lidos, mas não resolveram todos os problemas: vários dos textos selecionados possuem mais de uma versão, o que mostra que ainda há debates sobre como essa língua perdida era de fato falada pelos antigos.

O professor Martin Worthington, pesquisador da Universidade de Cambridge, da Escola de Estudos Africanos e Orientais de Londres e autor do livro Teach yourself complete Babylonian, ainda inédito no Brasil, afirmou que conforme o trabalho dos estudiosos for avançando, novas leituras serão colocadas no site. O endereço conta, por enquanto, com cerca de 30 leituras de poemas, todas feitas pelos próprios professores envolvidos no projeto.


Fonte: História viva

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Time de futebol leiloa livro de regras do século 19




A diretoria do Sheffield FC, considerado pela Federação Inglesa como o clube de futebol mais antigo do mundo, resolveu vender em leilão um livro de regras do esporte feito há mais de 150 anos.
O documento, escrito a mão e datado de 1857, pode chegar a arrecadar mais de um milhão de libras durante o leilão a ser realizado na famosa casa britânica Sotheby's.
Gabriel Heaton, especialista em manuscritos da Sotheby's, explicou ao repórter Andy Swiss da BBC, que o documento com as regras começa com o pontapé inicial e continua com os chutes a gol e as demais jogadas.
Heaton diz ainda que este livro conta a história do nascimento do futebol. "Para qualquer um interessado no esporte e em sua história, não há nenhum outro objeto como este no mercado."
"Este é o primeiro time de futebol e se pode ver no livro origens e tantos aspectos modernos do esporte antecipados bem aqui", diz o especialista.
Além do livro de regras escrito a mão, o Sheffield também vai leiloar um livro de regras impressas, de 1859.
Neste livro estão algumas preciosidades, como a lista do que cada jogador deve trazer para o clube.
Segundo o documento, cada um deve trazer um boné de flanela vermelho e um azul escuro. Cada cor deve ser usada por cada time disputando o jogo
Mais de 150 anos depois, o Sheffield FC quer usar o dinheiro do leilão para expandir o estádio, ainda pequeno.

Fonte: BBC

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Adolf Hitler obrigava seus soldados a transarem com bonecas ao invés de mulheres


Mesmo após tudo de ruim que Hitler fez enquanto vida e poder tinha, ainda nos surpreende as descobertas históricas sobre o governo do maior vilão do século XX.
O líder nazista deu ordens aos seus subordinados que desenvolvessem 'bonecas sexuais' para ajudar a manter suas tropas longe das mulheres, evitando assim doenças sexualmente transmissíveis que poderiam manter fora do campo de batalha seus soldados.
O projeto secreto, conhecido como o "Projeto Borghild", foi descoberto pelo o escritor Graeme Donald, enquanto ele estava pesquisando a história da boneca Barbie .

O projeto começou em 1940, quando o chefe da SS(polícia alemã) Henrich Himmler, escreveu que o "maior perigo em Paris era a presença generalizada e descontrolada de prostitutas, pegando os clientes em bares, salões de dança, e outros lugares. "
"É nosso dever impedir que soldados arrisquem sua saúde por causa de uma aventura rápida", disse em um memorando.
As bonecas loiras e de olhos azuis, eram suficientemente pequenas para caberem nas mochilas dos soldados.



O projeto terminou quase dois anos depois do surgimento das primeiras bonecas,  porque os soldados estavam com medo da situação embaraçosa que estaria por vir, caso fossem pego pelo inimigo com as bonecas.

Segundo Donald, todas as evidências que comprovariam a existência das bonecas, foram destruídas mais tarde durante o bombardeio de Dresden.



Fonte: WTF notícias

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cronicamente viável

Literatura ou jornalismo? Ou literatura e jornalismo? O lançamento das crônicas de Machado de Assis em livro – assunto que rendeu inclusive um artigo da professora Ana Flavia Cernic Ramos na edição de maio de 2011 da Revista de História - traz novamente essas perguntas à tona: o que seria esse gênero híbrido que trafega entre a ficção e a não-ficção? “A crônica é um tipo de produção que é ao mesmo tempo literária e tem um protocolo característico em relação com os acontecimentos do momento”, opina o professor Sidney Chalhoub, da Unicamp, que está no projeto de relançamento das crônicas machadianas desde o seu início. Chalhoub, que toca diretamente as edições da série “A+B” e “Gazeta de Holanda”, lembrando a importância cultural do jornal no século XIX como o lugar onde a literatura brasileira acontecia. Somente após passar pelos diários é que os folhetins e contos seguiam para o livro, no formato de romance ou coletânea de contos.

Um pouco da união ibérica em Sergipe













Na presença de diversas autoridades, a comunidade de São Cristóvão, no Sergipe, recebeu na sexta-feira (8) o Diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade, que tinha sido conferido à Praça de São Francisco em agosto do ano passado pela Unesco. É nessa cidade que fica o Convento de Nossa Senhora do Carmo, onde Maria Rita de Souza Brito Lopes foi ordenada e se tornou Irmã Dulce. (...)
Segundo o Iphan, “a Praça de São Francisco demonstra de forma singular a fusão das influências das legislações e práticas urbanísticas espanhola e portuguesa na formação de núcleos urbanos coloniais”. E completa: “Desta forma, sua autenticidade está explícita em seu desenho, entorno, técnicas, uso, função, e contexto histórico e cultural.”

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Espanha: manuscrito medieval "de valor inestimável" desaparece


Um importante manuscrito medieval considerado um dos primeiros guias de viagem do mundo desapareceu na quarta-feira ( 06/07) da catedral espanhola de Santiago de Compostela. O Codex Calixtinus, escrito no século 12, é um guia para a peregrinação no Caminho de Santiago, destino que voltou a ser popular nas últimas décadas após a publicação do livro de Paulo Coelho, O Diário de um Mago.
Uma porta-voz da polícia disse que o desaparecimento foi reportado na tarde da quarta-feira. "Estamos investigando seu desaparecimento. Ele é geralmente guardado em um recinto ao qual menos de dez pessoas têm acesso", disse ela à agência AFP.

O Codex, considerado de valor inestimável, é uma coleção de textos, incluindo sermões, homilias e conselhos práticos aos viajantes. Ele foi escrito na época do papa Calisto II, no século XII, que encorajou peregrinações e estabeleceu que seria considerado um ano santo todo aquele em que o dia de São Tiago, em 25 de julho, caísse no domingo.
A peregrinação acontece desde o século 9. Em 813 um eremita teria encontrado restos mortais que foram considerados de Tiago, um dos apóstolos de Jesus. Os restos mortais são mantidos na catedral na cidade de Santiago de Compostela.

Fonte: Portal Terra

Estátuas maias de 1,3 mil anos são encontradas no México




Arqueólogos no México descobriram estátuas de 1,3 mil anos que aparentemente representam guerreiros maias da cidade de Copán. As esculturas foram encontradas no sítio arqueológico da cidade maia de Toniná (sul do México) - que, na época, estaria em guerra com Copán, que fica no atual território de Honduras.
As estátuas aparentemente reproduzem guerreiro capturados, com as mãos atadas às costas, em posição de humilhação, pouco antes de serem decapitados.
Os longos cabelos seriam usados para segurar-lhes a cabeça durante a execução. Arqueólogos acreditam que os homens reproduzidos nas esculturas foram enviados de Copán para Tonina numa missão, mas acabaram presos e provavelmente mortos.


Fonte: Portal Terra

sábado, 9 de julho de 2011

O caso Poltergeist de Enfield (1977)

 

No ano de 1977, a família Harper vivia em Enfield na Inglaterra, mas a partir do mês de agosto coisas estranhas fizeram com que a vida de Peggy e seus quatro filhos se transformasse em um filme de terror.  Em todos os locais da casa objetos voavam, pegavam fogo, ouviam-se barulhos e gemidos misteriosos, vindos de lugares onde nada poderia gera-los. Contudo a parte mais estranha desses acontecimentos misteriosos atingiu a pequena Janet, uma garota de 12 anos que de um dia para o outro começou a entrar em transes, falar com uma voz demoníaca e ainda levitar pela casa, como se isso fosse algo comum.
Conforme essas situações ocorriam, a fama do caso foi se espalhando e assim diversos médiuns foram até a casa para tentar explicar o que e por que aquilo estava acontecendo com aquela família. Contudo o mais interessante é que alguns fotógrafos também conseguiram acesso ao local, dessa maneira eles instalaram câmeras que tiravam fotos de maneira automática, o que gerou um grande registro fotográfico, tornando esse um dos casos paranormais mais bem documentados do mundo.
Com todas essas pessoas como testemunhas, além de fotos e algumas gravações em áudio de momentos em que Janet estava em transe, foi tentado por pesquisadores provar a existência da paranormalidade, porém isso não aconteceu. 


Mas mesmo assim, as imagens e o vídeo abaixo nos fazem pensar bastante sobre isso:
1 – Mostra a garota deitada e uma almofada que havia caído da cama sozinha e flutuando pelo chão
  • 2 – Na sequência a coberta que cobria Janet levanta sozinha
  • 3 – Em poucos segundos depois a garota levita da cama e fica no ar por algum tempo, o bastante para que a câmera conseguisse capta-la flutuando
  • Outra imagem da garota flutuando no seu quarto
  • Imagem que mostra Janet flutuando sobre uma escrivaninha, com apenas uma mão apoiada na mesa
  • Segue um vídeo com algumas imagens e também com o áudio de uma conversa da garota em um momento de transe, pode-se notar que a voz dela soa como se fosse um ser demoníaco:
Fonte: Arquivos Insanos

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Historiador: profissão quase regulamentada

  • Mais uma etapa no processo de regulamentação da profissão de historiador se cumpriu nesta terça-feira (5). O PLS 368/09, que trata do assunto, passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e seguiu para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, última parada antes de ir para Câmara dos Deputados.

    A Câmara deve encaminhar o projeto para as comissões de Educação e Trabalho. Se aprovada nestas instâncias fica a cargo da presidenta da República sancionar a lei. Se tiver qualquer emenda, o projeto volta ao Senado e passa pelo processo novamente. Ainda não há data para o PLS ser discutido na CAS, comissão onde normalmente os projetos de regulamentação de profissões.

    O projeto em questão, aliás, já passara pela CAS, em uma decisão chamada de terminativa, quando não precisa passar pelo plenário e é indicada diretamente para a Câmara, mas foi pedida, à época, para que ele passasse por outras comissões.

    Apesar do avanço no processo e do apoio de senadores como Cristovam Buarque, do PDT-DF, que já escrevera, em 2009, relatório favorável à emenda, o projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), recebeu críticas de outros parlamentares. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) argumentou que o projeto pode aumentar a burocratização na hora da produção de livros, como a necessidade de filiação em uma ordem da categoria. Ele citou ainda autores como Evaldo Cabral de Mello e Boris Fausto, como exemplo de que a falta de diploma de História não teria interferido em sua produção literária.

    terça-feira, 5 de julho de 2011

    Diário de um torturador de bruxas na Idade Média ( Parte II)

    Tela de Bessonov Nicolay retrata uma sessão de agulhamento.
    29 de Outubro.
    A acusada foi trazida à minha presença hoje. Que triste criatura! A sua aparência quase me fez desistir daquilo que seria obrigado a fazer com a menina. É uma garota muito bonita, em outras circunstâncias, eu a teria cortejado. Ordenei aos meus ajudantes designados que tirassem todas as suas roupas. O próximo passo foi depilar inteiramente o seu corpo, sem deixar sequer um só pelo. Então, ordenei que s enfermeiras depilassem os seu órgãos genitais completa e cuidadosamente, para não decepar quaisquer sinais ou marcas. Tenho que confessar que tive um imenso prazer em olhar enquanto a sua pele era depilada, ainda mais porque os meus 50 shillings estavam garantidos.

    Amarrei os braços da acusada e suspendi uma das suas mãos acima do chão. Inspecionei o seu corpo à procura por algum sinal de bruxa, ou marca de Satã, a teta extra com que ela alimentaria as entidades que lhe eram familiares. Muitas vezes, nas áreas genitais se encontrava uma terceira teta. Logo, inspecionei esta área com especial atenção. Por cinco horas examinei o seu corpo, com meticuloso zelo usando as minhas agulhas. Sem hesitação, agulhei o seu corpo para expor a marca e a cada agulhada, ela emitia horríveis gritos de dor. As bruxas não sentem dor, pensei.
    Ela não renunciou a Deus nem confessou ser uma concubina de Satanás. Nenhuma confissão partiu dos seus lábios, não importando o quanto profundamente eu inseria a agulha dentro das suas carnes. Sei que eu não deveria ter prazer no meu trabalho, no entanto, como os que me rodeiam pensam que estou fazendo “o trabalho de Deus”, ter um pouco de prazer não é um mal negócio afinal. Assim, vou falando comigo mesmo enquanto continuo o meu trabalho diabólico.

    Meu coração aperta, mas tenho consciência de que uma moedinha cai a cada agulhada na tenra pele. Quando maior agonia elas sentem, maior o meu prazer. Continuo a agulhar sistematicamente cada centímetro da sua carne, isto lembra a minha mãe quando costurava para o Suserano. Mamãe usava uma pequena almofada para guardar as suas agulhas, e é este papel desempenhado pelo corpo desta pobre garota: seu corpo está servindo de almofada para as minhas agulhas. É claro que a minha mãe não aprovaria o que estou fazendo, caso estivesse viva.

    Ao final, não achei nada. E olha que não faltou determinação, pois enquanto desempenhei a minha tarefa, as enfermeiras inspecionavam o corpo conjuntamente com o magistrado. Logicamente, o coitado do magistrado não teria percebido as marcas de bruxa nem se elas tivessem adquirido pernas e chutado o seu traseiro. Logo, eu estava impossibilitado de referendar as acusações, sem ter achado algo palpável. Então, comuniquei ao Magistrado que eu e as ajudantes não encontramos quaisquer marcas naquele corpo e justifiquei que o próprio demônio poderia ter removido a sua marca, como uma precaução para preservar a sua possuída. A acusada começou a chorar e a protestar contra o fato de ter sido acusada injustamente.
    Meu veredito havia sido proferido e a minha missão fora cumprida com toda a dedicação.

    sexta-feira, 1 de julho de 2011

    Ajoelhou, tem que rezar

    Uma das formas de violência sexual às quais as mulheres estavam submetidas no Brasil colonial era a investida de padres, que aproveitavam o momento em que ouviam suas confissões para assediá-las, especialmente quando as penitentes revelavam os chamados “pecados da carne”. Como eram delitos cometidos somente por padres, essas práticas – denominadas solicitatio ad turpia ou, simplesmente, solicitação – nunca foram julgadas pela Justiça comum, e sim pela Justiça Eclesiástica, tendo passado, em 1599, ao foro inquisitorial.
    Por desqualificar um dos principais instrumentos da Reforma Católica, a confissão anual obrigatória, esse delito causava grande preocupação. O fato de os párocos se valerem de seu poder para saciar seus desejos lascivos comprometia o sucesso do movimento reformador inspirado pelo Concílio de Trento (1545-1563). Na primeira metade do século XVIII, os bispos brasileiros se empenharam em implantar a reforma intelectual e moral do clero, determinada pelo Concílio, que finalmente chegava às terras coloniais.(...)

    Por trás da Primeira República

    No mais ermo dos pátios da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, Centro de São Paulo, um obelisco se sobressai. Nele, é possível ver alegorias funerárias e uma placa em latim afirmando que ali está sepultado o professor Júlio Frank, morto em 1841. Nascido em 1808 – não em 1809, como consta no túmulo –, ele teria sido o criador da Burschenschaft Paulista, também conhecida como Bucha, ou simplesmente B. P. Nascida como uma organização estudantil, a sociedade teve membros que ocuparam postos-chave no governo, inclusive a Presidência da República. Atuava fortemente na política brasileira até a queda, em 1930, de Washington Luís (1869-1957), o último presidente bucheiro do Brasil – ao menos que se saiba.