
A Historien foi um periódico científico-acadêmico mantido pelo Colegiado de História da UPE – Campus Petrolina, disponível em versão eletrônica. A nossa proposta pautou-se pelo incentivo à produção textual dos alunos do curso de História, visando a expansão do conhecimento em história por meio da produção dos próprios acadêmicos. Encerramos nossas atividades em 2014 e mantemos todas as edições disponíveis através de nosso blog. Agradecemos a todos que colaboraram ao longo de todas as edições.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Baal: de deus à demônio
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Hackers invadem site do IBGE- o maior ataque da História
O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi atacado durante a madrugada desta sexta-feira por um grupo de hackers.
Os hackers tiraram o site do ar e deixaram, pela primeira vez, uma mensagem na página, no topo do site aparecia o texto: "IBGE Hackeado - Fail Shell".
Segundo a mensagem deixada na página do IBGE, o grupo é nacionalista e afirma que neste mês o governo vai viver o maior número de ataques virtuais da sua história. Na mensagem os hackers dizem que os ataques são uma forma de protesto de quem quer um Brasil melhor.
No final do texto, o grupo afirma que no Brasil não há espaço para o LulzSec ou Anonymous que realizaram ataques à sites nacionais e internacionais nas últimas semanas.
Histórico de ataques
Na quarta-feira, o grupo Lulzsec Brazil promoveu ataques aos sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil.
O incidente congestionou as redes e foi considerado pelo responsável por hospedar os sites do governo, como o maior ataque virtual da história.
Durante a quinta-feira, novos ataques foram registrados no sites do Senado, Presidência da República, Portal Brasil e Ministério dos Esportes. As páginas não carregavam corretamente e apresentavam mensagens de erro.
Mais cedo os hackers divulgaram na internet supostos dados pessoais da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, como número de CPF, telefones e e-mails pessoais.
Fonte: ig
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Diário de um torturador de bruxas na Idade Média ( Parte I)
28 de Outubro.
Hoje, recebi a incumbência do magistrado local para confirmar se uma jovem donzela é uma bruxa. Como acontece normalmente, saio vagando de lugarejo em lugarejo no encalço destas almas infelizes, para confirmar ou não as acusações que pesam sobre elas. O magistrado explicou-me que esta “bruxa” causou mal a alguns aldeões. Isto não me importa, já que o meu único intuito é encontrar os detalhes anatômicos de bruxaria e receber pelo meu trabalho. Logicamente, se não consigo encontrar as almejadas marcas, alego que o demônio removeu-as previamente no intuito de preservação do seu investimento diabólico. Afinal, 50 shillings seriam mais do que suficientes para que eu acusasse até a minha mãe.
Já agulhei mais de 230 acusadas de bruxaria. Nenhuma uma delas, julgo eu, era bruxa, mas apenas pobres e desafortunadas almas que despertaram ciúmes, inveja ou descontamento em membros da comunidade, familiares, parentes ou amigos. Desconfio que haverá um dia em que vou me deparar com uma bruxa verdadeira e este dia será escuro e triste. Neste dia, me recusarei a agulhar a bruxa e pedirei pela sua absolvição, e continuarei agulhando todas as outras, uma covardia que nunca será perdoada por Deus.
Suspeito que por trás destas acusações estejam a falta de meios de diversão nestes pequenos vilarejos. Penso que este povo necessitaria desopilar as suas preocupações, coisa que os londrinos fazem indo ao teatro Globo (teatro construído por Shakespeare). Ahh, como gostei na Noite de Reis (peça de Shakespeare), tenho que voltar lá depois de terminar este trabalho vergonhosamente prazeroso.
domingo, 12 de junho de 2011
4ª Edição da Revista Historien
EDIÇÃO 4 |
Marcos Bueno Sander, Rodrigo Mateus Nickel e Nilton Antonio Silva Goulart
Orlando Santos
Cristiane Batista da S. Santos
Valdineia Oliveira dos Santos
Ane Luíse Silva Mecenas Santos
Augusto Neves da Silva
Aline Najara da Silva Gonçalves
|
Lúcio André Andrade da Conceição
Cínthia Nolácio de Almeida
Emanuel Luiz Souza e Silva
Mateus Campos Ranzan
Andressa Mendes da Silva Dias, Renata Dutra Queiroz, Rubenailde Oliveira dos Santos, Tamires Dias dos Santos, Benedito Gonçalves Eugênio.
Elenice Silva Ferreira
Patrícia de Freitas
Iara Dias dos Santos, Avanete Pereira Sousa
Geziel Zago Bastos de Sousa
Antônio Carvalho dos Santos Júnior
Quércia Oliveira
Zilda de Oliveira Freitas