HISTORIEN lança seu primeiro número. A idéia nasceu de um grupo de alunos e professores da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, objetivando a disseminação do conhecimento produzido na UPE. Inicialmente, a revista tem um caráter regional, mas a perspectiva é que ela venha a divulgar o conhecimento produzido no Brasil e no exterior, recebendo a colaboração dos muitos lugares acadêmicos.
O formato, apesar de não diferir das demais revistas, tem possibilidades amplas, porque, além de acolher contribuições sobre a história produzida por especialistas, abre espaço para contribuições multidisciplinares. E mais, ela também oferecerá subsídios para o ensino de História em todos os graus, além de abrigar artigos produzidos pelos discentes em pesquisa iniciante, abrindo, assim, o espaço acadêmico para os graduandos.
As seções possuem perfis próprios e poderão constar ou não de cada número. A existência da seção está relacionada com o recebimento de trabalhos e atendimento aos objetivos propostos pela sua editoria. Neste primeiro número, ela vem com todas as suas seções, um regalo que pretende ilustrar o seu formato. Na História em Foco, abriremos espaço para discussões de questões atuais, cujas idéias e argumentos serão de natureza multidisciplinar, privilegiando a história na análise dos acontecimentos atuais, sem contudo fazer História do Presente. Nos Perfis, objetivamos exercitar a construção de biografias na sua mais atual concepção de forma a trazer para a história os seus agentes e promotores das mudanças sociais. Para estimular a discussão de novas metodologias, o Documento em Foco servirá para apresentar forma de ler a realidade, a partir de pressupostos teórico-metodológicos próprios. Na seção Artigos, inicialmente de caráter variado, será disponibilizado textos de autoria de discentes, professores e pesquisadores. Esses artigos serão submetidos ao Conselho Editorial, que emitirá parecer sobre os trabalhos encaminhados para publicação. Nas Resenhas, nos preocupamos com o que estiver no mercado editorial e o que for de interesse dos estudos históricos e muldisciplinares. Essa seção é muito importante para discutir olhares sobre textos ou vários olhares sobre um mesmo texto. O Informativo tem um caráter de divulgação de eventos e acontecimentos que se relacione com a nossa área de conhecimento e afins, pois são ocasiões em que o debate é estimulado e produz contribuições importantes para a compreensão da sociedade. Por fim, História na Tela é o espaço reservado para a indicação, análise e discussão sobre a relação cinema/história.
No seu primeiro número, HISTORIEN apresenta quase um dossiê sobre o Medievo, o que não será necessariamente uma prática desta revista, uma vez que ela tem a preocupação de valorizar o regional, incluindo sempre que tiver oportunidade artigos referentes à História do Vale do São Francisco, seu lugar de nascimento. Em dois artigos sobre o riso e a sátira na Idade Média, seus autores Pablo Michel e Cleber Roberto, discentes do Curso de Licenciatura em História (UPE – Campus Petrolina) elaboraram os textos a partir das discussões travadas em sala de aula, coordenadas pela Profa. Andréa Bandeira, como parte da pesquisa “Divertir, persuadir, advertir: o riso na literatura medieval portuguesa dos séculos XIII e XIV”. Esta professora apresenta, então, o artigo “O Sagrado”, texto que nasceu das reflexões instigadas pela percepção de como as relações econômicas e sociais estão refletidas e se refletem nas doutrinas e nas filosofias, na cultura.
Todos estão de parabéns pela iniciativa! Quando a revista ficará disponível para download? O link no site não está funcionando.
ResponderExcluirOlá, Rafael.
ResponderExcluirA revista já está disponível.
Por enquanto em pedaços. Depois colocaremos também um link para download integral.
Abraço.
Essa é uma iniciativa importante. Fico feliz em participar. Parabéns ao Grupo!
ResponderExcluirBela iniciativa
ResponderExcluirestão de Parabéns!!
abraço
AGRADECEMOS A TODOS PELO APOIO !!!!
ResponderExcluirParabéns Sapientia et Virtute e colaboradores da Revista Historien.
ResponderExcluirIdealização de grande importância para nosso enriquecimento histórico e cultural.
:))
Lendo a cada um, atenciosamente!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirestamos todos de parabens, vamos continuar nos dedicando nas próximas edições!
ResponderExcluir