domingo, 11 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010



Com o final da Copa do Mundo de 2010 ficamos com recordações de várias imagens, alguns belos gols (poucos na verdade), várias jogadas, diversos erros de arbitragem (esses foram muitos), as uníssonas vuvuzelas, a jabulani, a bola que de tanta gente falar mal parecia que ia ser quadrada.

Ocorreram boas disputas entre as seleções, e isto me fez perceber um tipo de confronto que ocorreu diversas vezes nesta Copa da África 2010, que foram os vários jogos envolvendo as antigas metrópoles colonizadoras e suas antigas colônias.

Tivemos o jogo entre a Inglaterra e os Estados Unidos, sendo que este, como todos sabem, conseguiu sua independência da Coroa Britânica (a Inglaterra faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha) em 1776. Outro jogo de metrópole versus antiga colônia foi entre o Brasil e Portugal. Mas nenhuma outra nação teve tantos confrontos desse tipo, nesta Copa do Mundo, como a Espanha.

Ainda na chamada “fase de grupos”, a Espanha jogou contra sua antiga colônia na América Central, Honduras, e no jogo seguinte enfrentou o Chile, que era sua colônia até o início do século XIX. Logo na fase seguinte ocorreu um confronto que não pode ser taxado de metrópole versus antiga colônia. Mas era de dependência administrativa. Era o confronto da União Ibérica, no jogo entre Portugal contra a Espanha.

A União Ibérica foi o período em que os reis da Espanha reinaram sobre Portugal após a morte do rei português Dom Sebastião, sem que o mesmo tivesse deixado herdeiros. Portugal só voltou a ser independente após a guerra de Restauração, com a ascensão da dinastia de Bragança ao trono português.

No jogo de quartas de final ocorreu outro jogo em que a Espanha confrontou uma antiga colônia, que no caso foi no jogo contra o Paraguai.

Parecia que este tipo de jogo (ex-metrópole X ex-colônia) havia terminado. Porém a Final da Copa foi disputada entre a Espanha e Holanda, sendo que a Holanda já ficou submissa ao controle espanhol. No século XVI, devido a vários casamentos dinásticos a Holanda acabou “caindo” sob administração da coroa espanhola. A Holanda só veio a recuperar sua independência após a revolta das províncias protestantes do norte, com a ascensão da casa de Orange ao poder.

Poderiam acontecer outros jogos entre antigas colônias e seus colonizadores, como Gana contra a Alemanha, ou a Costa do Marfim jogando contra a França. Mas quem sabe isso venha a ocorrer em outra Copa do Mundo.

No mais, parabéns a Espanha pelo titulo da Copa da África 2010...

Cleber “Icarus” Roberto

Um comentário:

  1. Mais uma vez, devo parabéns pela belíssima matéria. Sempre enriquecendo nosso conhecimento. Gostei muito de saber essa relação da Copa de 2010 com a História... pra mim foi uma grande "curiosidade"... Obrigada!

    ResponderExcluir