sábado, 18 de agosto de 2012

COLEGIADO DE HISTÓRIA PROMOVE CURSO SOBRE CATEGORIAS BÁSICAS DO MARXISMO


O Colegiado de História da UPE Campus Petrolina promove curso CATEGORIAS BÁSICAS DO MARXISMO com o objetivo de discutir as principais categorias da Economia Política Marxista. A exposição e debates sobre a teoria do valor tal como desenvolvida por Karl Marx principalmente em O Capital, terá ênfase nos aspectos metodológicos, destacando as aplicações da dialética materialista para uma crítica da economia política, fornecendo os elementos fundamentais para o estudo das leis da sociedade capitalista e suas principais contradições.


Partindo da análise da mercadoria como a expressão da riqueza na sociedade capitalista, pretende-se discutir a origem da riqueza e da exploração (mais-valia) e as crises do capitalismo como expressão de seu próprio desenvolvimento (queda tendencial da taxa de lucros), além dos aspectos ideológicos dessa forma social que não é analisada de maneira científica pela economia burguesa.


O curso aberto ao público interessado na teoria marxista será ministrado pelas professoras doutoras Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Nazira Camely da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os interessados devem procurar o colegiado do curso de História da UPE Campus Petrolina para fazer a inscrição, mediante uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) para custear a alimentação dos dois dias de evento, que ocorre de 8 às 12 e de 14 às 18 horas no sábado e no domingo, dias 25 e 26 de agosto.



Informações de: Prof. Moisés Almeida 


Nenhum comentário:

Postar um comentário