Em 2008 o projeto de pesquisa A história da divulgação da ciência no Brasil oitocentista através d´O Vulgarisador: jornal dos conhecimentos úteis recebeu apoio da FAPERJ. O jornal encontra-se micro filmado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto era analisar um determinado periódico que tinha por principal meta a divulgação ou a vulgarisação da ciência para utilizar um termo do século XIX. Por vulgarisação se entendia o esforço de levar a ciência para os leigos, os divertindo e ensinando ao mesmo tempo.
Atualmente, observa-se uma crescente preocupação com os estudos sobre as formas de circulação e apropriação da informação científica, no caso da presente pesquisa foi dada especial atenção às imagens do jornal em questão. Como um dos resultados deste projeto de pesquisa, foi criada essa página na internet, cujo eixo principal é dado pelas imagens do periódico.
Narrar a história da divulgação da ciência a partir de imagens ainda é algo pouco explorado no Brasil. Nos periódicos do século XIX a circulação de imagens era intensa e os editores nem sempre faziam referência às fontes de origem, o que se constitui em um desafio para o historiador atual. No presente site se poderão ver alguns casos em que se conseguiu rastrear a origem da gravura publicada no jornal.
O uso das imagens como documento abre para novas dimensões à interpretação da história, permitindo aprofundar a compreensão do universo simbólico. Neste sentido, o leitor verá cinco temáticas analisadas a partir das imagens deste periódico, tais como, a apresentação do jornal, os Estados Unidos enquanto modelo de nação moderna, a disciplina da botânica e objetos de ciência e tecnologia. Cada tema terá sua imagem chave que abrirá para os conteúdos da pesquisa. O site disponibiliza a versão digitalizada do jornal tal como se encontra na Biblioteca Nacional, o leitor observará que faltam algumas páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário