quinta-feira, 17 de maio de 2012


CONGRESSO SOBRE LIVRO, LEITURA E LITERATURA NO SERTÃO 


Se estenderá até o dia 20 de maio o PRIMEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE LIVRO, LEITURA E LITERATURA NO SERTÃO, com a participação de professores, pesquisadores, poetas de renome internacional. A abertura contou com a presença de Ariano Suassuna, dandouma aula show aos participantes. Ao longo da semana várias atividades foram realizadas e todas as noites haverá encerramento com uma programação cultural. Confirmada pra hoje a presença de Jessier Quirino.
Diferentemente de outros eventos literários, o CLISERTÃO vem estabelecendo uma relação afetiva, multicultural e de intercâmbio entre os convidados nacionais, internacionais e locais como parte das ações, indo além das apresentações literárias ou das palestras, penetrando no Brasil profundo, no Brasil dos Sertões, através de intervenções descentralizadas em espaços urbanos, comunidades rurais e tradicionais da região, além das discussões acadêmicas em torno do livro, leitura e literatura, coordenadas pela Universidade de Pernambuco.
Ao mesmo tempo, a partir do CLISERTÃO, a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco fomenta a criação de uma Rede do Livro, Leitura e Literatura na Região, envolvendo os três eixos do setor nas discussões em torno da produção e de políticas públicas para o livro.As atividades do CLISERTÃO se desenvolverão nos eixos Livro, Leitura e Literatura em diversos espaços da cidade de Petrolina.
PRAÇA CIÊNCIA
Espaço destinado para a apresentação de trabalhos acadêmicos, localizado no campus da Universidade de Pernambuco, voltado para estudantes e professores universitários de todo o Brasil, interessados em discutir questões ligadas à leitura e à literatura.
ECOLEITURAS
Recitais poéticos e sessões de leituras realizados em espaços que promovam o contato do público com a exuberante natureza da região do São Francisco e com manifestações da cultura sertaneja.
BIBLIOTECA MUNICIPAL CID CARVALHO
Espaço dedicado à programação infantil do Clisertão, com atividades de contação de histórias, teatro de bonecos e brincadeiras sertanejas antigas. Também na Biblioteca acontece o minicurso de criação dos planos municipais do livro, leitura e literatura, além do Encontro de Escritores do Vale.
O Evento é aberto ao público em geral e maiores informações poderão ser obtidas pelo site: clisertao.com. A promoção é da UPE Campus Petrolina e da FUNDARPE.
Por. Prof. Moisés Almeida – Comissão Organizadora do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário