SUMÁRIO
EDITORIAL
DOSSIÊ
O ensino de História na concepção de alunos jovens e adultos: uma análise sobre objetivos e relações com a vida prática
Wilian Junior Bonete (UEL)
O ensino de História à distância: dificuldades e potencialidades
O ensino de História à distância: dificuldades e potencialidades
Bárbara Figueiredo Souto/ Rafaella Araujo Duarte Mello Vieira (UFV)
Formar profissionais de História no século XXI: O que dizem as diretrizes curriculares nacionais para formação de historiadores
Formar profissionais de História no século XXI: O que dizem as diretrizes curriculares nacionais para formação de historiadores
José Antonio Gabriel Neto (UFC)
Ensino de História e Educação Não-Formal: Conceitos e Encontros
Ensino de História e Educação Não-Formal: Conceitos e Encontros
Juliana da Costa Ramos (UFRPE)
Ensino de História: Reflexões sobre o Estágio Supervisionado e a sua prática
Ensino de História: Reflexões sobre o Estágio Supervisionado e a sua prática
Joedson da Silva Andrade/Regina Lúcia Meneses de Souza (Graduandos UPE)
Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica “Comunicação tem História: muito além do bate-papo”
Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica “Comunicação tem História: muito além do bate-papo”
Marcella Albaine Farias da Costa/ Maria Perpétua Baptista Domingues (UFRJ/UERJ)
Interações entre o ensino de História Regional e Local e a preservação do patrimônio local
Interações entre o ensino de História Regional e Local e a preservação do patrimônio local
Moisés Amado Frutuoso (UFBA)
Museu Pedagógico de História e Ensino de História: a construção de um museu em sala de aula
Museu Pedagógico de História e Ensino de História: a construção de um museu em sala de aula
Tatiana Polliana Pinto de Lima (UFRB)
O jornal como suporte documental e/ou recurso didático para aliar transmissão e produção de conhecimento no ensino de História
O jornal como suporte documental e/ou recurso didático para aliar transmissão e produção de conhecimento no ensino de História
Luciano Everton da Costa Teles (UEAM)
A manipulação de saberes na construção de uma História Local
A manipulação de saberes na construção de uma História Local
Iranilson Pereira de Melo (UERN)
Fazendo História: A militância como traço identitário dos estudantes de história
Fazendo História: A militância como traço identitário dos estudantes de história
Jackeline Silva Lopes (UNEB)
O Ensino de História Antiga: a educação patrimonial através de oficinas pedagógicas
O Ensino de História Antiga: a educação patrimonial através de oficinas pedagógicas
Beatriz Moreira da Costa (Graduanda UFRJ)
Ensino de História: Justiça social em Roma
Ensino de História: Justiça social em Roma
Filipe dos Santos Vieira/Alex Aparecido da Costa (UEM)
Conteúdos e abordagens do ensino de História Regional: um estudo de caso dos livros “Viagem ao engenho de Santana” e “Memória viva dos Tupinambá de Olivença”
Conteúdos e abordagens do ensino de História Regional: um estudo de caso dos livros “Viagem ao engenho de Santana” e “Memória viva dos Tupinambá de Olivença”
Jaqueline dos Santos Souza (Graduanda UESC)
O ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira: Desafios e possibilidades
O ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira: Desafios e possibilidades
Franciel Coelho Luz de Amorim (Graduando UPE)
Às margens do esquecimento: retratação dos africanos nos livros didáticos de História
Às margens do esquecimento: retratação dos africanos nos livros didáticos de História
Geferson Santana (Graduando UFRB)
Equívocos da visão eurocentrista em livros didáticos brasileiros sobre a África e os africanos
Equívocos da visão eurocentrista em livros didáticos brasileiros sobre a África e os africanos
Rubens Nunes Moraes (Graduando UPE)
ARTIGOS LIVRES
Cultura, representação e literatura na pesquisa histórica
ARTIGOS LIVRES
Cultura, representação e literatura na pesquisa histórica
Melissa Rosa Teixeira Mendes (UFMA)
O sertão real e imaginário nas construções historiográficas regionalistas
O sertão real e imaginário nas construções historiográficas regionalistas
Weverson Cardoso de Jesus (Graduando UFT)
Combater vícios, ensinar virtudes: o ideal católico tridentino em Sermões de auto-de-fé da Inquisição Portuguesa (1563-1618)
Combater vícios, ensinar virtudes: o ideal católico tridentino em Sermões de auto-de-fé da Inquisição Portuguesa (1563-1618)
Luís Fernando Costa Cavalheiro (UFPR)
Representações historiográficas: Cristãos novos e Inquisição na América Portuguesa
Representações historiográficas: Cristãos novos e Inquisição na América Portuguesa
Juarlyson Jhones Santos de Souza (UFRPE)
O poder tem cor: a implementação da produção da cochonilha no Império Português Setecentista
O poder tem cor: a implementação da produção da cochonilha no Império Português Setecentista
Pamela Sue Zaroski (UFPR)
Mercadores da Inquisição. Notas sobre estratégias de ascensão social. (Alagoas Colonial, c. 1674 – c. 1820)
Mercadores da Inquisição. Notas sobre estratégias de ascensão social. (Alagoas Colonial, c. 1674 – c. 1820)
Alex Rolim Machado (UFAL)
Limites do federalismo e da Constituição: A ação oficial de Abraham Lincoln sobre a integração de tropas negras na Guerra Civil Americana (1861-1865)
Limites do federalismo e da Constituição: A ação oficial de Abraham Lincoln sobre a integração de tropas negras na Guerra Civil Americana (1861-1865)
Lara Taline dos Santos (UFPR)
A Feminização do Magistério em Pernambuco (1872-1890): Crise Econômica, o fim do Império e o Ensino Público
A Feminização do Magistério em Pernambuco (1872-1890): Crise Econômica, o fim do Império e o Ensino Público
Flávia Bruna Ribeiro da Silva Braga (Graduanda UFPE)
A relação entre a imprensa soteropolitana com o golpe de 1889: Uma análise dos discursos jornalísticos sobre a Proclamação da República
A relação entre a imprensa soteropolitana com o golpe de 1889: Uma análise dos discursos jornalísticos sobre a Proclamação da República
Matheus Berlink Fonseca (Graduando UNIJORGE)
As ações do governo pernambucano voltadas para a qualificação de trabalhadores na cidade do Recife, entre os anos de 1889 e 1930
As ações do governo pernambucano voltadas para a qualificação de trabalhadores na cidade do Recife, entre os anos de 1889 e 1930
Estevam Henrique dos Santos Machado (Graduando UFPE)
Breve incursão teórico-jurídica sobre o crime passional na Primeira República (1890-1940)
Breve incursão teórico-jurídica sobre o crime passional na Primeira República (1890-1940)
Antonio Carlos Lima da Conceição/Lina Maria Brandão de Aras (UFBA)
Discursos normatizadores do jornal Cruzeiro na formação da família ideal
Discursos normatizadores do jornal Cruzeiro na formação da família ideal
Jakson dos Santos Ribeiro (UFMA)
Menores e criminalidade na década de 1940 e 50 no Rio de Janeiro: As medidas e interesses governamentais na assistência aos desfavorecidos
Menores e criminalidade na década de 1940 e 50 no Rio de Janeiro: As medidas e interesses governamentais na assistência aos desfavorecidos
Raphael Nemésio Costa dos Santos/ Marco Antonio Correia de Carvalho (Graduandos UFRRJ)
O Rambo soviético: a desmonumentalização do herói americano e a monumentalização do herói soviético através do cinema
O Rambo soviético: a desmonumentalização do herói americano e a monumentalização do herói soviético através do cinema
Moisés Wagner Franciscon (UEM)
Reação em cadeia: o descobrimento da fissão nuclear e a criação de armamentos atômicos
Reação em cadeia: o descobrimento da fissão nuclear e a criação de armamentos atômicos
Suâmi Abdalla-Santos (UFBA)
O papel da Educação no contexto da Crise Estrutural do Capital
O papel da Educação no contexto da Crise Estrutural do Capital
Débora dos Santos Silva (Graduanda UECE)
RESENHAS
SALLES, Catherine. Nos submundos da antiguidade. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987
SALLES, Catherine. Nos submundos da antiguidade. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987
Francisco Fabrício Pereira da Silva (Graduando UECE)
SILVA, Eduardo; REIS, João J. . Negociação e Conflito: a Resistência Negra no Brasil Escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009
SILVA, Eduardo; REIS, João J. . Negociação e Conflito: a Resistência Negra no Brasil Escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009
Arthur Rodrigues Fabrício/Liliane Tereza Pessoa Cunha (Graduandos UFRN)
HARTOG, François. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011
HARTOG, François. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011
Luiz Henrique Bonifácio Cordeiro (UERJ)
CHEVITARESE, André Leonardo; FUNARI, Pedro Paulo A. Jesus Histórico. Uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Kliné, 2012
CHEVITARESE, André Leonardo; FUNARI, Pedro Paulo A. Jesus Histórico. Uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Kliné, 2012
Juliana B. Cavalcanti (Graduanda UFRJ)
ENTREVISTA:
Conversando sobre Ensino de História – Entrevista com Carlos Augusto Lima Ferreira
Conversando sobre Ensino de História – Entrevista com Carlos Augusto Lima Ferreira
Rafael de Oliveira Cruz (UFBA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário