domingo, 15 de julho de 2018

Historien - n.9 - Jul/Dez 2013




SUMÁRIO


EDITORIAL 

DOSSIÊ

O ensino de História na concepção de alunos jovens e adultos: uma análise sobre objetivos e relações com a vida prática
 
Wilian Junior Bonete (UEL)

O ensino de História à distância: dificuldades e potencialidades
 
Bárbara Figueiredo Souto/ Rafaella Araujo Duarte Mello Vieira (UFV)

Formar profissionais de História no século XXI: O que dizem as diretrizes curriculares nacionais para formação de historiadores
 
José Antonio Gabriel Neto (UFC)

Ensino de História e Educação Não-Formal: Conceitos e Encontros
Juliana da Costa Ramos (UFRPE)

Ensino de História: Reflexões sobre o Estágio Supervisionado e a sua prática
 
Joedson da Silva Andrade/Regina Lúcia Meneses de Souza (Graduandos UPE)

Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica “Comunicação tem História: muito além do bate-papo”
Marcella Albaine Farias da Costa/ Maria Perpétua Baptista Domingues (UFRJ/UERJ)

Interações entre o ensino de História Regional e Local e a preservação do patrimônio local
Moisés Amado Frutuoso (UFBA)

Museu Pedagógico de História e Ensino de História: a construção de um museu em sala de aula
 
Tatiana Polliana Pinto de Lima (UFRB)

O jornal como suporte documental e/ou recurso didático para aliar transmissão e produção de conhecimento no ensino de História
Luciano Everton da Costa Teles (UEAM)

A manipulação de saberes na construção de uma História Local
 
Iranilson Pereira de Melo (UERN)

Fazendo História: A militância como traço identitário dos estudantes de história
 
Jackeline Silva Lopes (UNEB)

O Ensino de História Antiga: a educação patrimonial através de oficinas pedagógicas
 Beatriz Moreira da Costa (Graduanda UFRJ)

Ensino de História: Justiça social em Roma
 
Filipe dos Santos Vieira/Alex Aparecido da Costa (UEM)

Conteúdos e abordagens do ensino de História Regional: um estudo de caso dos livros “Viagem ao engenho de Santana” e “Memória viva dos Tupinambá de Olivença”
 
Jaqueline dos Santos Souza (Graduanda UESC)

O ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira: Desafios e possibilidades 
Franciel Coelho Luz de Amorim (Graduando UPE)

Às margens do esquecimento: retratação dos africanos nos livros didáticos de História
 
Geferson Santana (Graduando UFRB)

Equívocos da visão eurocentrista em livros didáticos brasileiros sobre a África e os africanos
 
Rubens Nunes Moraes (Graduando UPE)

ARTIGOS LIVRES

Cultura, representação e literatura na pesquisa histórica
 
Melissa Rosa Teixeira Mendes (UFMA)

O sertão real e imaginário nas construções historiográficas regionalistas
 
Weverson Cardoso de Jesus (Graduando UFT)

Combater vícios, ensinar virtudes: o ideal católico tridentino em Sermões de auto-de-fé da Inquisição Portuguesa (1563-1618)
 
Luís Fernando Costa Cavalheiro (UFPR)

Representações historiográficas: Cristãos novos e Inquisição na América Portuguesa 
Juarlyson Jhones Santos de Souza (UFRPE)

O poder tem cor: a implementação da produção da cochonilha no Império Português Setecentista
 
Pamela Sue Zaroski (UFPR)

Mercadores da Inquisição. Notas sobre estratégias de ascensão social. (Alagoas Colonial, c. 1674 – c. 1820)
 
Alex Rolim Machado (UFAL)

Limites do federalismo e da Constituição: A ação oficial de Abraham Lincoln sobre a integração de tropas negras na Guerra Civil Americana (1861-1865)
 
Lara Taline dos Santos (UFPR)

A Feminização do Magistério em Pernambuco (1872-1890): Crise Econômica, o fim do Império e o Ensino Público
 
Flávia Bruna Ribeiro da Silva Braga (Graduanda UFPE)

A relação entre a imprensa soteropolitana com o golpe de 1889: Uma análise dos discursos jornalísticos sobre a Proclamação da República
Matheus Berlink Fonseca (Graduando UNIJORGE)

As ações do governo pernambucano voltadas para a qualificação de trabalhadores na cidade do Recife, entre os anos de 1889 e 1930
 
Estevam Henrique dos Santos Machado (Graduando UFPE)

Breve incursão teórico-jurídica sobre o crime passional na Primeira República (1890-1940)
 
Antonio Carlos Lima da Conceição/Lina Maria Brandão de Aras (UFBA)

Discursos normatizadores do jornal Cruzeiro na formação da família ideal
Jakson dos Santos Ribeiro (UFMA)

Menores e criminalidade na década de 1940 e 50 no Rio de Janeiro: As medidas e interesses governamentais na assistência aos desfavorecidos
 Raphael Nemésio Costa dos Santos/ Marco Antonio Correia de Carvalho (Graduandos UFRRJ)

O Rambo soviético: a desmonumentalização do herói americano e a monumentalização do herói soviético através do cinema
 
Moisés Wagner Franciscon (UEM)

Reação em cadeia: o descobrimento da fissão nuclear e a criação de armamentos atômicos
 
Suâmi Abdalla-Santos (UFBA)

O papel da Educação no contexto da Crise Estrutural do Capital
 
Débora dos Santos Silva (Graduanda UECE)

 
RESENHAS

SALLES, Catherine. Nos submundos da antiguidade. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987 
Francisco Fabrício Pereira da Silva (Graduando UECE)

SILVA, Eduardo; REIS, João J. . Negociação e Conflito: a Resistência Negra no Brasil Escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009
 
Arthur Rodrigues Fabrício/Liliane Tereza Pessoa Cunha (Graduandos UFRN)

HARTOG, François. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011
 
Luiz Henrique Bonifácio Cordeiro (UERJ)

CHEVITARESE, André Leonardo; FUNARI, Pedro Paulo A. Jesus Histórico. Uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Kliné, 2012
 
Juliana B. Cavalcanti (Graduanda UFRJ)

 
ENTREVISTA:

Conversando sobre Ensino de História – Entrevista com Carlos Augusto Lima Ferreira
 
Rafael de Oliveira Cruz (UFBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário