sábado, 23 de julho de 2011

Hinos homéricos

Edição bilíngue dos Hinos homéricos traz a tona toda a riqueza da cultura da Grécia Antiga

Os estudiosos sobre a cultura grega têm agora a seu alcance a mais completa edição bilíngue dos Hinos homéricos de que sem notícia nas línguas portuguesa e grega. A coleção de 33 poemas dedicados a 22 divindades gregas, organizada por Wilson Alves Ribeiro Jr., destina-se àqueles que se interessam pela mitologia, religião, língua, literatura e antropologia da Grécia Antiga. Lançado pela Editora Unesp, o livro envereda também nas discussões mais atuais acerca das origens das obras, atribuídas a Homero, mas relacionadas à cultura oral da época. Segundo o organizador, "o leitor logo notará que os hinos não contam apenas boas histórias: contam histórias sagradas, relatam costumes antigos e expõem mitos de diversas origens, quase sempre evoluções e desenvolvimentos de temas fundamentais da natureza humana, arraigados no inconsciente coletivo".

O livro traz, lado a lado, o poema na versão original, em grego, e sua tradução. Os capítulos são divididos por divindade, e cada um deles é finalizado com um compêndio sobre o texto e o deus por ele homenageado. Segundo pesquisas recentes esses poemas anônimos eram declamados pelos rapsodos (declamadores/cantores profissionais) em festivais públicos promovidos regularmente pelas cidades gregas e eram utilizados não apenas como uma forma de homenagear esses deuses, mas também como um reforço da identidade coletiva.

Àqueles interessados nos aspectos históricos, a obra traz ainda dois mapas que representam o antigo Mediterrâneo Oriental, a Grécia Antiga e o mundo egeu, além das diversas imagens de artefatos que representam as divindades. Presentes em cada capítulo, as ilustrações ajudam o leitor a imaginar o mundo no qual esses poemas nasceram. Há, ainda, duas páginas dedicadas ao alfabeto grego, com sua pronúncia e transliteração para o português.

Sobre o organizador - Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, com Residência Médica no Hospital das Clínicas da mesma faculdade. Atua como médico e tem também experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas. É membro do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo" da USP. Pesquisa língua e literatura grega, teatro grego, Eurípides, mitologia grega, medicina antiga e Hipócrates. Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.

Título: Hinos homéricos
Organizador: Wilson Alves Ribeiro Jr.
Número de páginas: 574
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 79
ISBN: 978-85-393-0058-7


Fonte: Revista Leituras da História

Nenhum comentário:

Postar um comentário