sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CONCURSO REVELA NOVO MAPA DA EDUCAÇÃO

por Pietro Henrique Delallibera

No dia 15 de outubro a Universidade Estadual de Campinas vai sediar a última prova da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. O resultado do concurso será divulgado somente no domingo, dia 16, mas as quatro fases que as equipes participantes tiveram de enfrentar até agora já revelaram ótimas notícias sobre o ensino de história em nosso país.

Em primeiro lugar, a última etapa da competição vai receber representantes de praticamente todos os estados do Brasil. Para os que pensaram que os grupos finalistas fossem se concentrar no eixo Sul-Sudeste, municípios como Bicas (MG), que enviará quatro equipes para a prova, ou Cruzeiro do Sul (AC), que vai à final com duas equipes, dão mostras de que todas as regiões do país estão representadas em pé de igualdade na 3ª ONHB. Para ter uma ideia, o Ceará é o segundo estado que mais enviará concorrentes para a última fase da competição (132 estudantes), superado somente por São Paulo, que, mesmo cinco vezes mais populoso que o estado nordestino, envia 195 alunos para a final.

Outra boa notícia é a participação equilibrada de escolas públicas e privadas no evento: cerca de 44% dos finalistas são alunos da rede municipal ou estadual de ensino.

A 3ª ONHB teve 65 mil inscritos, entre estudantes e professores. Só na última prova, 300 equipes estão concorrendo, somando cerca de 1200 participantes. Os vencedores serão premiados com livros e revistas de história para continuarem seus estudos.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário