domingo, 23 de outubro de 2011

II Colóquio Africanidades em Sala de Aula - UPE Campus Petrolina


Faça a diferença: ao visitar o site do colóquio, clique em "Participar deste site" e compartilhe o evento com seus amigos.


APRESENTAÇÃO

Desde 2003, quando da assinatura da lei 10.639, o ensino de História da África tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras. A UPE, através do colegiado do curso de História, propõe o Colóquio Africanidades em Sala de Aula à ampla comunidade acadêmica composta por diversos cursos presentes na região como Letras, Pedagogia, Ciências Sociais, Educação Física, Direito e Artes Visuais. Neste encontro, vários pesquisadores, com reconhecida produção científica na área, debaterão temas como “políticas afirmativas”, “História da África”, “Currículo escolar”, “culturas afro-descendentes” entre outros.

A relevância de um encontro como este se torna evidente se pensarmos: que o Brasil é o segundo maior país negro do mundo! Atrás apenas da Nigéria; que é imensa a contribuição da cultura africana para a formação do Brasil; e que graves são os problemas que envolvem a discriminação do negro em nosso país.

Diante desses fatos, faz-se necessário o cumprimento da lei. Contudo, a partir desta, criou-se o problema da falta de capacitação dos professores para a adequação da nova realidade trazida com a lei. Nesse sentido, esse colóquio que, neste ano vive sua segunda versão, pretende se estabelecer como um fórum de discussão permanente e atuante na realidade educacional de muitos professores, várias escolas, universidades e alguns Institutos Técnicos do Vale do São Francisco. Tal iniciativa tem ainda por meta um curso de pós graduação que contribua na Capacitação de Professores para a abordagem da África e das culturas afro-descendentes em sala de aula, promovido por educadores, psicólogos, cientistas sociais e historiadores da região, comprometidos com as reformas educacionais que visam atingir as melhorias de qualidade de ensino em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário